Os testículos doem após a excitação - vale a pena se preocupar?

A dor nos testículos é um sintoma de algumas doenças do sistema reprodutivo, embora às vezes não seja um sinal de patologia. Por que os testículos doem após a excitação e se esse fenômeno deve ser temido - mais adiante no texto.

Quando excitado, a dor pode ocorrer mesmo na ausência de processos patológicos. Mas, a síndrome da dor pode ser um sinal do início da inflamação ou do desenvolvimento de um tumor, por isso é importante distinguir entre causas fisiológicas e patológicas e conhecer suas características.

causas da dor testicular

Causas fisiológicas

Uma ereção nos homens é acompanhada por um suprimento sanguíneo ativo para os testículos e o pênis. O sangue se acumula nos corpos cavernosos do pênis e também transborda os vasos nos tecidos circundantes.

Como resultado de uma ereção, os vasos sanguíneos localizados nos tecidos dos órgãos reprodutivos transbordam. Isso leva ao aparecimento da síndrome da dor. Após a relação sexual, a circulação sanguínea é restaurada e a dor desaparece. Uma descrição detalhada dos mecanismos de desenvolvimento está abaixo.

superexcitação

dor nos testículos quando superexcitado

O mecanismo de ocorrência de dor fisiológica durante a superexcitação:

  • o sangue transborda os canais dos vasos sanguíneos e capilares;
  • como resultado da perfusão, os tecidos ficam cheios de líquido;
  • há compressão de numerosos processos nervosos.

A dor é o resultado da pressão dos tecidos cheios de líquido nas terminações nervosas e não tem causa patológica. Quanto mais tempo a ejaculação não ocorre, mais desconforto aumenta devido ao fato de que o sangue fica o tempo todo, e os tecidos apertam mais as terminações nervosas.

Bombas de vácuo, eretores de silicone e bicos interferem na saída do sangue e, se usados por muito tempo, causam dor. Se os testículos doerem durante a excitação prolongada, você deve reduzir o tempo de contato sexual e parar temporariamente de usar esses acessórios.

Abstinência

dor testicular durante a continência

A abstinência prolongada é acompanhada por frequentes ataques de dor. O mecanismo de ocorrência de ataques de dor é o mesmo que durante a superexcitação. Mas, com abstinência prolongada, podem ser intensas e prolongadas.

As vesículas seminais durante o período de excitação produzem ativamente o líquido seminal e, se for impossível liberá-lo, ele se acumula e aumenta a pressão nas terminações nervosas.

A restauração da atividade sexual elimina completamente as causas fisiológicas. Se os testículos quebrarem após a excitação por um longo período de tempo, independentemente da frequência das relações sexuais, a causa pode estar escondida em uma doença em desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

Causas patológicas

causas patológicas de dor nos testículos

A dor no momento da excitação e depois dela geralmente indica uma patologia. A causa da síndrome da dor pode ser o aparecimento de neoplasias, inflamação ou doença vascular.

Lista de doenças acompanhadas por este sintoma:

  • A varicocele é uma expansão patológica dos vasos sanguíneos na área genital. Devido ao suprimento sanguíneo prejudicado, observa-se cianose da pele, dor após a excitação e disfunção erétil.
  • A orquite é uma inflamação das glândulas seminais, provocada por uma infecção urogenital. As doenças infecciosas durante o período de exacerbação são acompanhadas de dor e ejaculação prejudicada. Além disso, há um aumento da temperatura, dor ao urinar, corrimento. Com o desenvolvimento de um abscesso purulento, é indicada a remoção das glândulas seminais.
  • A torção do cordão espermático ocorre como resultado de fortes contrações dos músculos do escroto durante a relação sexual ou a masturbação e provoca dor intensa.
  • Lesões abertas e fechadas dos órgãos genitais são acompanhadas por sensações desagradáveis, que são agravadas pela excitação. O desconforto desaparece após a restauração completa dos tecidos danificados.
  • A violação da microcirculação do sangue nos vasos e capilares causa desconforto durante a ereção e leva à interrupção do funcionamento das glândulas seminais.
  • Com forte excitação, os músculos sobrecarregam. Na presença de uma hérnia inguinal, pode ser pinçada, acompanhada de dor no escroto.
  • Neoplasias malignas e benignas se manifestam por dor durante o sexo.

Dor em crianças

dor testicular em crianças

O aparecimento de dor no escroto em uma criança fora da puberdade é motivo de visita a um urologista pediátrico. Abaixo estão as razões pelas quais o testículo de um menino dói.

  1. A criptorquidia é uma patologia congênita que se desenvolve em 34-36 semanas de gestação como resultado de uma deficiência de hormônios masculinos no corpo da mãe. Por causa disso, os testículos não descem para o escroto no momento do nascimento, mas permanecem no peritônio. O tratamento conservador seguido de intervenção cirúrgica está indicado. A patologia pode afetar apenas um, o testículo direito ou o esquerdo.
  2. Anomalias no desenvolvimento dos testículos. Esta é uma síndrome do testículo errante - uma anomalia congênita que se resolve após o final da puberdade. Devido ao fato de os sacos seminais não estarem fixos no escroto, eles são excessivamente móveis e seu prolapso leva a pressão e desconforto.
  3. Doenças urológicas - devido a doenças infecciosas agudas do trato urinário, o processo inflamatório pode se espalhar para os órgãos adjacentes do sistema reprodutivo. Se o testículo do menino dói no contexto de infecções urológicas, após o tratamento da doença, a síndrome da dor é eliminada.

Tratamento

controle da dor do médico

Somente um urologista pode determinar a verdadeira causa e selecionar o tratamento adequado após o diagnóstico. Como aliviar a dor com causas patológicas depende do diagnóstico. A terapia de doenças que provocaram desconforto é a única solução para o problema.

O que fazer se o desconforto for de natureza fisiológica e ocorrer após a relação sexual ou quando estiver superexcitado:

  • estabelecer atividade sexual regular;
  • evitar abstinência prolongada;
  • não abuse dos acessórios para prolongar a relação sexual.

É necessário liberar as glândulas do fluido seminal e após alguns minutos a condição volta ao normal. Após a ejaculação, você pode tomar um banho frio para reduzir a dor.

Conclusão

Atividade sexual irregular, abstinência e superexcitação são perigosas com a extinção gradual da função erétil e impotência. É impossível ignorar esses sintomas e seguir estritamente as recomendações do médico para evitar consequências negativas.